Na Educação Infantil, as crianças costumam gostar muito de contos de fadas. Por isso, são a matriz para esta pequena seqüência de atividades teatrais
Na Educação Infantil, as crianças costumam gostar muito de contos de fadas. Por isso, são a matriz para esta pequena seqüência de atividades teatrais.
Conteúdos
Representação
Transformação e criação de espaços
Criação e caracterização de personagens
Construção de cenários
Ano
Educação Infantil - 2º estágio (crianças de 5 a 6 anos)
Tempo estimado
Um mês
Objetivos didáticos
- Criar situações cênicas a partir de personagens ou situações conhecidas das histórias clássicas
- Transformação e criação de espaços
- Criação e caracterização de personagens
- Construção de cenários
Recursos didáticos
- Papel Kraft, papelão, pincéis, tintas e outros materiais para a construção de cenários
- Materiais, como pano, caixas grandes, blocos de madeira, lençóis etc.
- Os próprios móveis da sala de todos os dias: mesas, cadeiras, bancos etc.
- Iluminação: lanternas, lâmpadas ou abajures para criar diferentes possibilidades de iluminação do ambiente, ou sombras.
Organização da classe
Dividir a sala em dois ou três grupos, dependendo da quantidade de alunos
Desenvolvimento das etapas
- Ler e contar diferentes contos de fadas para as crianças
- Após as leituras ou contações, conversar sempre com as crianças sobre os personagens, enredos e ambientes das histórias.
- Propor para as crianças que criem os personagens e ambientes surgidos nos contos de fadas. Por exemplo: um castelo ou uma floresta.
- Propor diferentes oficinas de criação, perguntando:
O que há geralmente no salão de um castelo? E numa floresta?
Que tipo de personagem existe num castelo e numa floresta? Como podemos mostrar isto?Que roupas usam? É preciso usar maquiagem?
Como se caminha ou se comporta num castelo?
Há sons? De que tipo? Como podemos nos organizar para fazer os sons de floresta e de castelo?
(As crianças podem ser divididas em grupos neste momento: enquanto um grupo apresenta, o outro assiste, e vice-versa.)
- Para enriquecer as pesquisas das crianças, é importante que, juntos, todos vejam livros, revistas ou sites, bem como assistam a filmes que tragam imagens sobre os ambientes e os personagens que estão pesquisando.
Nenhum comentário:
Postar um comentário